Sinopse: Nicolau de Cusa: Visão de deus e teoria do conhecimento.

   Nicolau de Cusa é um filósofo pouco conhecido entre nós. Nicolau de Cusa: Visão de Deus e teoria do conhecimento vem preencher esta lacuna e o faz de modo claro, profundo e, como o próprio Cusano, ontemplando o mistério do que nunca pode ser plenamente definido, mas apenas intuído de forma negativa: o princípio incausado de tudo o que existe, Deus. Neste percurso, a autora nos faz entrar no sofisticado erreno de conceitos filosóficos e teológicos da tradição cristã, tais como, douta ignorância, visão de Deus (ambos títulos de obras de Nicolau de Cusa sobre as quais ela se debruça) e a teologia mística e negativa. odos eles se encontram num esforço comum: dizer o indizível. Para percorrer esta paisagem intelectual, a autora nos coloca em diálogo com conteúdos da filosofia cristã antiga e medieval. O objeto deste estudo é a tentativa de compreender como podemos ver o invisível a partir do visível, portanto, de conhecer o que não e reduz ao sensorial, mas que dele participa, reunindo mundo material e espiritual diante de um intelecto humano encantado com o infinito.

   O Cusano buscou dar a filosofia um método de ver Deus, o mistério maior. Seu objetivo é, talvez, mais místico do que filosófico, mas seguramente é apaixonante para quem não se satisfaz com um mundo visível cego.

Luiz Felipe Pondé

Características detalhadas: I.S.B.N.: 9788565987004 | Altura: 21 cm. | Largura: 14 cm | Idioma : Português | N° de Páginas : 300